Resumo
Estudar sobre a representação do exercício do voto, como símbolo da cidadania e da democracia é o tema proposto para esse artigo científico, resultado de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Estadual de Goiás, englobado pelo Macroprojeto da autora, intitulado “Constituição, Direito Fundamental e Representação Social". Foi realizado um estudo bibliográfico sobre os conceitos de democracia, cidadania e a teoria da Representação Social, na primeira parte do estudo, sendo depois realizada a análise dos resultados gráficos, através do programa Iramuteq. O objetivo geral referente à análise representacional do voto como exercício da cidadania foi alcançado e os resultados esperados delimitaram que a população com direito a voto exige respeito, igualdade, dignidade, segurança para a escolha de seus representantes. A metodologia de estudo, além do estudo bibliográfico, foi a pesquisa de campo, realizada mediante questionários, utilizando-se do sistema Microsoft forms, em que foram feitas duas perguntas de evocação, com as palavras “Cidadania” e “Eleição e democracia”, além de uma pergunta subjetiva em que se questionou para o eleitor “o que para ele é exercer o direito de voto no Brasil”. Após a coleta das respostas, os dados foram tratados no sistema Iramuteq, gerando gráficos e tabelas, que deram ao estudo uma possível representação social, no sentido de que para o cidadão brasileiro, o exercício do voto é um direito fundamental, utilizado para a escolha dos representantes nas esferas de governo, mas que deve se pautar em respeito, igualdade, durante o processo de votação, evitando-se assim o caos, bagunça e a falta de segurança durante o processo eleitoral. Foi um estudo promissor, que se justifica pela atualidade do tema, em torno da descoberta da representatividade idealizada pelo povo em relação à democracia e o exercício dela através do voto.Referências
BARROSO, L. R. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo/Luís Roberto Barroso. - 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 de abril de 2024.
CHAUÍ, M. Cultura e democracia. São Paulo, Editora Moderna, 1984
SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 36º. Ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.
MARSHALL, T H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. Essa perspectiva é desenvolvida pelo autor, no cap. III, Cidadania e Classe Social, p. 57- 114
JÚNIOR, D. da C. Curso de Direito Constitucional. 2. Ed. Salvador: Juspodivim, 2008.
REALE, M. O Estado Democrático de Direito e os Conflitos de Ideologias. 2º ed., São Paulo: Saraivas, 1999.
HABERMAS, J. 2014. Prefácio de 1990. In: HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa São Paulo: Unesp.
HABERMAS, J. 2014: DERECHOS HUMANOS Y SOBERANÍA POPULAR: LAS CONCEPCIONES LIBERAL Y REPUBLICANA * Jurgen Habermas
DUNN, J. 2019. Setting the People Free: The Story of Democracy Princeton; Oxford: Princeton University Press.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 REVISTA ESMAT